Proteção chargeback
Proteção Chargeback
Versão atualizada em 25.09.2024 ANEXO I - CHARGEBACK Este Anexo é parte integrante e inseparável dos Termos e Condições de Uso da plataforma controlada pela PAY TURISMO LTDA ("Contrato") e tem por objetivo estabelecer as condições para que o Usuário possa realizar o tratamento de chargebacks decorrentes das transações realizadas por meio do software de gestão de pagamentos.- Definições
- Usuário: pessoa física ou jurídica que se cadastra na plataforma para utilizar o software de gestão de pagamentos disponibilizado pela PAY TURISMO como incremento em sua atividade empresária, na condição defornecedor de bens e/ou serviços;
- Plataforma:o site, software ou portal de operações disponível na internet pelo qual oUsuáriofaz a gestão de recebíveis e a emissão delinkde pagamentos para comercializar produtos e/ou serviços, próprios ou de terceiros;
- Portador: consumidor final do usuário, pessoa física ou representante legal de pessoa jurídica, portador de cartão de crédito, autorizado a realizar transações;
- Emissor: banco,instituição financeira ou instituição de meio de pagamento de qualquer natureza, nacional ou estrangeira, autorizada pelas Bandeiras a emitir e conceder cartão de crédito ao Portador;
- Credenciadora: instituição de pagamento que habilita estabelecimentos para a aceitação de instrumento de pagamento emitido pelos Emissores participantes de um mesmo arranjo de pagamento e participa do processo de liquidação das transações de pagamento como credor perante o Emissor, de acordo com as regras do arranjo de pagamento;
- Bandeira: instituidora do arranjo de pagamento, responsável por regular e fiscalizar a emissão de cartão de crédito e o credenciamento dos usuários;
- PAY TURISMO: pessoa jurídica controladora e operadora do software que permite ao Usuário emitir links de pagamentos e fazer a gestão dos recebíveis decorrentes de sua atividade empresária;
- Chargeback: processo realizado pelo Emissor, pela Credenciadora ou Bandeira, conforme as regras aplicáveis, para devolução de uma transação realizada com pagamento por cartão de crédito, em razão de contestação por parte do Portador;
- Chargeback por motivo de fraude de terceiro: pedido de estorno do pagamento realizado pelo Portador do cartão sob alegação que não reconhece ou não autorizou a transação;
- Chargeback por motivo de desacordo comercial: pedido de estorno do pagamento realizado pelo Portador do cartão sob alegação de descumprimento contratual, vício no produto ou falha na prestação de serviços do Usuário;
- Duplicidade na cobrança: quando o Portador é cobrado em sua fatura duas vezes pelo mesmo produto ou serviço;
- Erro de processamento: quando há erro por parte do Emissor, daCredenciadora,Bandeira ou demais agentes do arranjo de pagamentoque gera divergência de dados, como, por exemplo, valores divergentes ou pagamento à vista que deveria ser parcelado.
- Condições para Proteção de Chargeback
- Nota fiscal emitida pelo usuário;
- Dados do Portador do cartão;
- Autorização de débito assinada pelo Portador do cartão;
- Registros de comunicação entre o Usuário e oconsumidor final do usuário;
- Prints de sistema ou qualquer outro documento relevante para comprovar a legitimidade da transação;
- Documentos probatórios da correta prestação de serviços e/ou entrega de produtos por parte do usuário, destinados ao cliente final, tais como voucher, reserva de hotel, reserva aérea, número localizador de voo e/ou bilhete aéreo, conforme necessário em cada caso para comprovar a prática de fraude de terceiro.
- Situações Excluídas de Proteção
- Prazos e Procedimentos
- Pagamento, compensação e recuperação de chargeback
- Cessão de Crédito
- Declarações e garantias
- Disposições Gerais